Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

shutterstock_447034384

Conheça seu perfil comportamental para crescer na carreira

Cada vez mais as empresas estão utilizando critérios mais objetivos e tangíveis para decidir qual o profissional tem o perfil mais adequado para crescer na empresa.

Você potencializa  suas aptidões e antecipa as dificuldades que pode encontrar pela frente em sua carreira?

Você tem dado importância ao autoconhecimento e a oportunidades de autodesenvolvimento para sua carreira?

Cerca de 70% dos fatores que fazem os profissionais prosperarem na carreira se baseiam na capacidade de aperfeiçoar os seus comportamentos.

O grande desafio é que poucas pessoas param para entender como realmente funciona a inteligência emocional na sua vida pessoal e profissional.


Com qual carreira você se identifica

De acordo com levantamento realizado numa empresa americana para contratação de profissionais, de sete características desejadas, apenas uma era acadêmica, enquanto as demais eram comportamentais.

Exemplo disso são capacidade de ouvir, adaptabilidade e respostas criativas a reveses, gerenciamento de si mesmo, orgulho de suas realizações, entre outras.

A capacidade de exercer influência, por exemplo, é um tipo importante de competência comportamental, que é fazer com que as pessoas reajam da forma desejada.

Se forem deficientes nesse tipo de comportamento, não serão capazes de persuadir ou inspirar pessoas, liderar equipes ou catalisar mudanças.

E, se não tiverem autopercepção, que se evidencia pelo perfil comportamental, não terão consciência sobre os comportamentos a desenvolver.

Profissionais atentos à importância da autoconsciência são aqueles que extraem dos testes comportamentais, como o My DNA, o diagnóstico para que possam estruturar estratégias de autodesenvolvimento.


My DNA revela a dominância cerebral do nosso comportamento

O especialista em Felicidade e Desenvolvimento Humano Henrique Bueno, que hoje tem como propósito transformar os ambientes das organizações e profissionais, afirma que o My DNA tem um papel fundamental na busca de mudanças efetivas.

O My DNA é um teste comportamental que traz à tona os padrões automáticos de comportamento que as pessoas adotam em situações corriqueiras da vida pessoal e profissional.

Ao realizar o teste comportamental, são quatro as figuras arquetípicas que se apresentam combinados conforme a dominância cerebral daquele momento de vida do profissional.

Para cada um dos arquétipos do My DNA (águia, gato, lobo e tubarão), são descritos comportamentos mais valorizados para determinados cargos e funções.

Caso o profissional não tenha evidenciado no teste comportamental os comportamentos necessários para crescer na empresa, ele pode planejar e agir para desenvolver novas competências.

Elaboramos um gráfico explicativo com os quatro tipos de perfil com os pontos fortes e pontos de atenção. Isso vai servir para você verificar se o seu comportamento está adequado ao cargo que deseja alcançar ou precisa dar atenção a algum perfil seu.

O My DNA mostra a forma como as pessoas tendem a reagir a situações da vida conforme suas preferências comportamentais já estabelecidas.

“Ao realizar o teste, o profissional vai descobrir o padrão de automação do comportamento para, a partir de então, fazer escolhas. Se ele identificar que determinado padrão está em desequilíbrio ao que quer obter, é possível praticar, ou seja, treinar comportamentos novos para criar hábitos e atitudes”, detalha Bueno.


Troque a reatividade por escolhas conscientes

As dificuldades de mudanças apresentadas aos profissionais residem justamente no desconhecimento dos padrões como as pessoas reagem e se comportam.

O objetivo do teste comportamental é trabalhar a autoconsciência para poder fazer escolhas melhores e decidir uma ação apropriada a uma situação da vida ao invés de somente reagir conforme o padrão estabelecido.

“Enquanto continuarmos fugindo do autoconhecimento, vamos aceitar os comportamentos como os únicos possíveis. Quando descobrimos como nos comportamos e podemos desenvolver outras áreas, podemos fazer uma escolha consciente no lugar de adotarmos uma postura reativa”.

Henrique Bueno, especialista em Felicidade

À medida que o profissional decide realizar o teste comportamental e que traz critérios objetivos e tangíveis, é possível fazer mudanças e, se for a sua escolha, caminhar rumo ao crescimento da empresa.

O teste de perfil comportamental demonstra esses caminhos a seguir, não só mostrando resultados, mas permitindo ao gestor capacitar os talentos internos com um plano de desenvolvimento que trará resultados não só ao profissional, mas também à organização e ao time como um todo.

COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Seja o líder dessa grande mudança na sua empresa.