Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

shutterstock_725291137-1

O que é perfil comportamental

Entender seu perfil comportamental subsidia a empresa com informações essenciais para entender não só como o profissional pensa e, por consequência, se comporta, mas para aprender como os outros pensam e agem.

O perfil comportamental mapeia as manifestações de nossa forma de pensar, os nossos potenciais e os pontos de atenção que podemos desenvolver pessoalmente, no ambiente de trabalho ou nas relações interpessoais.

Você conhece a sua forma de se comunicar com os outros? E a maneira como você compreende os seus colegas de trabalho, superiores ou subordinados? E a forma de liderar, sabe dizer qual é a sua?

Pois saiba que todas essas respostas podem ser obtidas por meio do mapeamento do seu perfil comportamental.

E são informações essenciais para entender não só como você pensa e, por consequência, se comporta mas para aprender como os outros pensam e agem.


Diferença entre personalidade e comportamento

Antes de definir o que é perfil comportamental, é importante diferenciar personalidade e comportamento.

Enquanto personalidade é construída ao longo da vida, é estável e costuma mudar pouco, o comportamento é influenciado pela personalidade, mas é flexível, ou seja, pode ser moldado. É aí que a análise comportamental atua.

Comportamento é uma fotografia das crenças, valores e processos a que você foi submetido de acordo com a sua vivência e isso é mutável. 

Conhecer a personalidade é uma forma de autoconhecimento importante, mas entender o comportamento é uma abordagem mais prática, que traz o entendimento sobre os resultados que a pessoa está obtendo e o que deve mudar para aproveitar melhor o seu potencial.


Ferramenta norteia potenciais e pontos de atenção a desenvolver

Por isso, perfil comportamental é o entendimento de como agimos como seres humanos em diversas interfaces, seja na sociedade, no ambiente de trabalho ou nas relações interpessoais. 

O perfil comportamental é uma ferramenta que norteia nossos potenciais e os pontos de atenção que podemos desenvolver.

É por isso que o perfil comportamental ajuda empresas a colocar os colaboradores certos na função certa, realizando atividades que estejam alinhadas com a sua análise comportamental. 

Saber disso é importante para a organização, mas igualmente estratégico para o colaborador, que terá consciência de seus potenciais e a forma de desenvolver eventuais gaps para crescer na carreira.


Hard e soft skills para determinadas carreiras

Não há perfil melhor ou pior. O que se sabe é que há comportamentos mais adequados para determinadas carreiras, a exemplo das hard skills, que são competências ligadas à gestão, processos, performance e entrega de resultados. São comportamentos exigidos nas áreas comercial, administrativa e gestão como um todo.

Já as soft skills são caracterizadas por comportamentos relacionais, de comunicação, e são importantes nas áreas de serviço, recursos humanos e liderança.

De acordo com Eduardo Almeida, Mastercoach Ikigai e introdutor da Metodologia Ikigai no Brasil, o problema é que os profissionais geralmente não sabem quais são as hard skills ou soft skills demandadas pelas empresas.

Por outro lado, não conhecem também seu próprio perfil comportamental. O resultado disso são profissionais que perdem o propósito de estar na empresa. Leia outro artigo sobre a importância do perfil comportamental para crescer na empresa.


Benefícios de conhecer o perfil comportamental

Como CEO do Ikigai Brasil, Almeida conta o que descobriu a partir do teste de perfil comportamental My DNA. “Tomei consciência de que, para ser diretor-presidente, eu precisava desenvolver competências que não eram nativas em mim, mas que, para ser um líder, eram prioridade”, aponta.

Sempre muito relacional e humano, Almeida teve que fazer um trabalho muito forte para desenvolver o comportamento processual que antes considerava como burocracia. “Depois que passei a dar valor aos processos e fiz as pazes com essa competência, os resultados estão aparecendo”, relata.

Atualmente, o processo de trabalho do introdutor da Metodologia Ikigai no Brasil é estruturado em método objetivo, com KPIs e métricas. “Consigo trabalhar dentro das métricas, valorizar o que a equipe faz e entrega e vejo que sem isso não chego a lugar nenhum”, avalia.


My DNA traz instrumentos para realizar mudanças
 
 
Para ele, o My DNA, que atua na avaliação de preferências cerebrais, traz a manifestação de como o cérebro tende a se manifestar, apresentando um diagnóstico preciso sobre o que está e o que deveria ser prioritário para determinado cargo e momento profissional. O My DNA tem como diferenciais o fato de ser visual, intuitivo, formado por arquétipos que ajudam as pessoas a relembrar as mudanças que precisam ser feitas.
 
Por esse motivo, o teste comportamental My DNA facilita o entendimento pelos participantes e o engajamento da equipe, com uma linguagem acessível a todo gestor que tenha como meta desenvolver pessoas.
 
Além disso, a consistência de informações e os dados tangíveis permitem ao profissional dar o próximo passo, que é o desenvolvimento de novas competências.
   
A partir dos arquétipos do My DNA, intitulados lobo, águia, gato e tubarão, o profissional recebe um parâmetro objetivo para entender qual comportamento desenvolver de forma tangível e objetiva. “O teste comportamental apresenta uma curva de tensão entre o que você está e o que você precisa desenvolver para entregar resultados se isso for valorizado pela pessoa”, aponta.
 
Quer saber mais sobre o seu perfil comportamental? Acesse esse teste para entender como é o seu mapa de mundo.


COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Seja o líder dessa grande mudança na sua empresa.