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Saiba por que o líder do futuro precisa desenvolver soft skills

Competência para lidar com problemas complexos, raciocínio lógico, inteligência relacional e resiliência são algumas das soft skills valorizadas no mundo corporativo.


Você concorda que um ambiente corporativo é feito por pessoas em constante interação de ideias e projetos?  

Se a combinação de pessoas juntas forma equipes de alta performance é porque essa empresa possui líderes e gestores com soft skills desenvolvidos.

De acordo com Bruno Falcão, diretor da Triee, os cargos operacionais possuem como requisito as hard skills, ou seja, as competências técnicas.

Já para os profissionais de gestão e liderança é exigido controle emocional elevado, inteligência relacional e resiliência. 

“Por isso, para cargos estratégicos, as soft skills são até mais importantes do que as hard skills, o que mantém os profissionais dentro de uma empresa e possibilita crescimento e ascensão”, assinala ele.

Prova disso é que empresas com produtividade melhor, maior eficiência nos processos e resultados efetivos possuem, em sua maioria, um ambiente de trabalho que privilegia as soft skills entre seus profissionais. 

Um líder que facilita os projetos cria ambientes de debate e reflexão para fomentar ideias criativas e inovadoras.


O que são soft skills

Mas, afinal, o que são soft skills e por que elas são tão importantes no trabalho?

De acordo com o diretor da Triee, são habilidades, competências e comportamentos adotados pelos profissionais no relacionamento interpessoal no trabalho.

As soft skills são essenciais para aglutinar os times em tornos dos objetivos e motivá-los para alcançar as metas, sempre envolvendo todos num ambiente colaborativo, de muita comunicação e sinergia.

Bruno Falcão sabe que isso funciona e diferencia as empresas que obtêm sucesso daquelas que ficam patinando no mercado. 

Ele desenvolveu um serviço de apoio e direcionamento da carreira de profissionais, desenvolvendo soft skills e alterando o mindset de atuação do mercado tradicional para empresas digitais.


Soft skills mais valorizadas nas organizações

Ele relata quatro soft skills mais valorizadas pelas empresas e que todo profissional que quer atingir o topo precisa desenvolver:


Resolução de problemas complexos

O profissional precisa saber identificar as causas e consequências de vários problemas, porque podem envolver diversos atores, consequências e ramificações.

Ele dá o exemplo de um profissional contratado para resolver o problema de aquisição de cliente. 

Geralmente há subtópicos desse problema para resolver. Quem tem essa soft skill consegue entender o todo e resolver de forma lógica e cadenciada.


Raciocínio lógico

É uma linha tênue para ser considerada hard skill mas continua sendo soft skill, segundo Falcão. 

Para ele, o profissional com essa habilidade tem um pensamento sequencial, racional e lógico. Isso ajuda a elencar as prioridades e resolver os problemas numa ordem.


Flexibilidade

Bruno Falcão é categórico ao afirmar que hoje a empresa que quer inovar precisa ser flexível e ter profissionais com essa capacidade, porque não é possível implantar inovação num ambiente burocrático e engessado.


Resiliência

Quem sabe passar pelas dificuldades e manter o foco no objetivo final possui a habilidade da resiliência.


Como os profissionais podem desenvolver soft skills

O profissional comprometido com o desenvolvimento de sua carreira precisa primeiramente ter autoconhecimento.

“O grande problema é que os profissionais esperam muito das universidades, dos governos, das empresas. E só existe crescimento profissional quando se tem atitude de autorresponsabilidade”, avisa o especialista.

Nesse sentido, o perfil comportamental My DNA evidencia a existência das soft skills e de outras a desenvolver ou aperfeiçoar. 

Ao realizar o teste comportamental, a pessoa entende os pontos fortes, suas características na forma de trabalhar, o que necessita para desenvolver e se conectar com as skills que a empresa está pedindo.

“Temos um problema sério nas empresas, nas quais há um desencaixe muito grande entre o perfil comportamental do profissional e o que ele faz na empresa. Muitos profissionais se submetem a trabalhar em algo que não tem nenhuma relação com o perfil dele. Este é o principal desafio hoje no mundo corporativo, assim como o primeiro problema enfrentado pelos profissionais”, conclui.

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