Perguntas frequentes
Tire suas principais dúvidas aqui.
O que é
O perfil comportamental mapeia as manifestações de nossa forma de pensar, os nossos potenciais e os pontos de atenção que podemos desenvolver pessoalmente, no ambiente de trabalho ou nas relações interpessoais.
Os tipos comportamentais são elementos fundamentais de estilo ou preferência comportamental que ajudam a entender conceitos mais complexos da análise comportamental, agrupando de forma mais definida as maneiras semelhantes de pensar, comunicar, aprender, decidir, etc.
Muito raramente, alguém tem um perfil definido somente por um tipo comportamental. Usualmente, os perfis são descritos por uma composição, em diferentes proporções ou índices de aderência, de seus tipos comportamentais.
A personalidade é construída ao longo da vida, é estável e costuma mudar pouco, o comportamento é influenciado pela personalidade, mas é flexível, ou seja, pode ser moldado de forma consciente.
Da contratação à realocação, a análise comportamental ajuda as empresas a colocar os colaboradores certos nas funções certas, realizando atividades que estejam alinhadas com seu melhor potencial. Isso é importante para a organização, mas igualmente estratégico para o colaborador, que terá consciência de seus potenciais e a forma de desenvolver eventuais gaps para crescer na carreira.
Também apoia a gestão das equipes, a criação e o ajuste da cultura organizacional e o aperfeiçoamento da relação com os clientes e stakeholders.
O DNA Persona
É um teste de perfil comportamental focado em um entendimento fácil para a avaliação objetiva por não especialistas, tornando-se uma ferramenta valiosa para as pessoas mais diretamente interessadas – recrutadores, gestores, consultores e etc.
Para uma maior assertividade, o MyDNA usa uma linguagem muito mais acessível e objetiva, em um formato condizente com a forma atual que as pessoas consomem conteúdo – é moderno, visual e intuitivo.
Em seu relatório, as preferências comportamentais são analisadas com clareza, facilitando identificar as competências presentes e as que precisam ser desenvolvidas.
É uma ferramenta que mapeia o perfil comportamental de equipes, consolidando os perfis de seus membros e traçando um perfil projetado baseado nas exigências do dia a dia. Facilita a análise das demandas das funções e as competências presentes. Documentação valiosa, pode ser usada na orientação de treinamentos, no entendimento de avaliações de desempenho, na realocação e ajustes de equipe, em dinâmicas de team building, gestão de crises e etc.
O DNA Persona segue o sistema da Quadratividade Cerebral, que separa os tipos comportamentais em quatro – Analítico, Organizado, Relacional e Experimental. Ou, como são denominados por seus arquétipos, Tubarão, Lobo, Gato e Águia. A combinação desses tipos em diferentes proporções, define perfis bem específicos de forma assertiva e precisa.
O DNA Persona concilia a confiabilidade da análise comportamental já consolidada com uma linguagem mais acessível, facilitando a compreensão pelos avaliados e avaliadores.
Apesar de não se aceitar como uma descrição neurológica válida, a precisão da descrição dos comportamentos e a facilidade de entendimento da tipologia comportamental transformou a Quadratividade Cerebral em uma importante ferramenta para a valorização da individualidade e a diversidade do comportamento.
Ela descreve de maneira muito compreensível a composição de nossos comportamentos através de 4 componentes ou formas de pensar:
– Analítica
– Organizada
– Relacional
– Experimental
São imagens essenciais que carregam de forma inconsciente conjuntos de atributos e entendimentos que personificam qualidades humanas complexas de forma simples. É uma forma muito eficiente para incluir ideias elaboradas e subjetivas em uma linguagem coloquial e objetiva.
Tem um estilo de pensamento lógico, analítico e mais técnico. São pessoas muito racionais, capazes de deduções a partir de fatos concretos. Costumam ser competitivas e individualistas, além de inteligentes, irônicas e com um grande senso de humor.
As atividades mais associadas a este perfil são as relacionadas com a matemática, engenharia, direito, medicina, finanças e etc.
É o tipo ordeiro e meticuloso, que planeja o começo, meio e fim antes de agir. São pessoas conservadoras, que gostam das coisas previsíveis e sob controle. Valorizam a eficiência e a perfeição, mais que a novidade.
São bons gerentes, planejadores, contadores e etc.
É o tipo mais emotivo, que valoriza e investe nas relações. São pessoas empáticas e que sabem se comunicar com facilidade. São altruístas e prestativos, valorizando os gestos e os elogios. Sabem colaborar, têm forte espírito de equipe e apego aos seus valores.
São bons professores, RHs, músicos, vendedores e etc.
É o tipo holístico, criativo e inovador. São pessoas espontâneas e dinâmicas. São visuais e com sensibilidade estética. São ágeis e capazes de ideias novas, conectar ideias e perceber tendências. Pensam adiante e não se intimidam pelos riscos.
São bons estrategistas, arquitetos, criadores, empreendedores, artistas e etc.
As pessoas não devem ser definidas por um único tipo comportamental, isso é uma simplificação exagerada. Assim, os índices de aderência dão as proporções de participação de cada tipo na composição de um perfil, ajudando na percepção da afinidade com a forma de pensar de cada tipo, com uma noção de escala – de 0% a 100 %, de baixíssimo (até 12%) a altíssimo (maior ou igual a 64%).
Um perfil dominante é quando um dos tipos tem um índice de aderência maior que a soma dos outros. Um binômio é uma associação predominante de dois tipos e um trinômio, de três.
São apontados assim para facilitar a interpretação de seus comportamentos e evitar contradições.
Da contratação à realocação, a análise comportamental ajuda as empresas a colocar os colaboradores certos nas funções certas, realizando atividades que estejam alinhadas com seu melhor potencial. Isso é importante para a organização, mas igualmente estratégico para o colaborador, que terá consciência de seus potenciais e a forma de desenvolver eventuais gaps para crescer na carreira.
Também apoia a gestão das equipes, a criação e o ajuste da cultura organizacional e o aperfeiçoamento da relação com os clientes e stakeholders.
Para os facilitadores
Não. Os relatórios são muito intuitivos e a interface de comando é muito simples.
Mesmo assim, recomendamos que você assista aos vídeos de instrução do DNA Persona. Informe-se como acessá-los com o serviço de suporte.
Toda a interface do DNA Persona é online e através do navegador. Com sua conta ativa, você só precisa dos nomes e e-mails para onde você quer enviar os convites para responder os testes. No mesmo painel de controle, você vai acompanhar quem já respondeu ou não e acessar os relatórios.
Sim. Os convites são mandados por e-mail, mas o teste pode ser acessado diretamente por um link, bastando se identificar com o mesmo e-mail do convite.
Sim. O sistema gera os resultados automaticamente. Mas a disponibilidade ou não dos resultados para quem preencheu cabe ao avaliador que enviou o teste.
Os relatórios são arquivos em PDF que podem ser baixados ou enviados por e-mail.
Não. O acesso ao sistema é através de qualquer navegador web. É só fazer o login pelo site www.dnapersona.com.br
Para comprar
Não há um processo automático. Deve ser feito através dos formulários de atendimento.
As assinaturas simplificam o processo, automatizando a compra e o pagamento. Também barateiam significativamente com os descontos progressivos de acordo com o pacote.
Os contratos têm um mínimo de três meses e renovam os créditos a cada mês. Ou seja, em uma assinatura de 10 testes/mês, você começa todos os meses com 10 créditos para consumir durante o mês. Os créditos não usados não se acumulam.
Já nos contratos anuais, os créditos são acumulativos. Ou seja, os créditos não consumidos são carregados de um mês para o outro, somando-se aos novos na virada do mês e não expiram durante toda a vigência do contrato.
Sim, a qualquer momento. Após feito o cadastro as compras avulsas são feitas através do próprio painel de controle. Com o pagamento em cartão, os créditos são instantâneos. Pagando por boleto, os créditos acontecem na compensação.
Cartão de crédito e boleto, para compras avulsas e assinaturas. Há opções de parcelamento no pagamento por cartão, dependendo do valor total da compra.
Para quem vai fazer ou fez o teste
- Acesse www.dnapersona.com.br
- Clique no botão “Já sou cliente” no canto superior direito
- Clique no botão vermelho “Ative seu cadastro”
- Entre o e-mail cadastrado na plataforma
- Preencha o cadastro
- Preencha o teste
O acesso aos relatórios depende sempre da permissão dos avaliadores. Apesar da facilidade de interpretação, o My DNA é uma ferramenta de uso profissional e o acesso ao relatório sem uma orientação não é conveniente em alguns casos.
Normalmente, uma leitura atenta e linear, começando pelo começo, é suficiente para iniciar um processo de identificação. Mas é natural que esse processo de entendimento melhore com os dias e com novas leituras, que são recomendadas.
Os relatórios do My DNA são muito acessíveis, mas são de melhor entendimento quando acompanhados por pessoas mais experientes que saibam contextualizar os dados.
Entenda um pouco mais sobre a Quadratividade Cerebral, a formação de Perfil Comportamental e os tipos comportamentais aqui nesse FAQ.
Os relatórios só podem ser acessados se liberados ao avaliado pelo avaliador, se compartilhados por e-mail ou pelo compartilhamento de seus arquivos em PDF.
Além do avaliador e do avaliado, ninguém mais tem acesso através da plataforma, que conta com robusta estrutura de segurança.
Há uma dinâmica natural em nosso comportamento, fruto de amadurecimento e adaptação às circunstâncias do dia a dia.
O normal é que a avaliação seja feita anualmente, intervalo suficiente para alguma alteração perceptível.
A avaliação comparativa é uma oportunidade valiosa para entendermos nossa evolução sob estímulos mais específicos e recentes.
Deve-se tomar cuidado para que o teste não seja feito de forma projetiva depois da familiaridade com o relatório e as perguntas.
O passo mais importante para isso é o autoconhecimento e, também, o entendimento dos outros.
A análise comportamental é uma forte aliada nesses processos. Ajuda a ter uma visão apreciativa dos perfis diferentes, entendendo como um complementa positivamente o outro.
O DNA Persona disponibiliza para seus clientes um acervo de conteúdo organizado por competências e tipos comportamentais.