Atenção!
O Internet Explorer não suporta a nova versão do nosso site, atualize seu navegador para o Microsoft Edge, Google Chrome ou Mozilla FireFox e continue navegando.

Inteligência emocional das equipes em Home Office

Inteligência Emocional em Home Office

A Inteligência Emocional é a competência mais exigida dos líderes nessa crise do COVID-19 e vai fazer toda a diferença em como a sua equipe vai superar a pandemia.

Não está fácil, né? Equipes em home office com insegurança e ansiedade a milhão. Veja como a Inteligência Emocional pode ajudar você e sua equipe a passar por tudo isso melhor do que você imagina.

Manter-se produtivo, superar dificuldades práticas e emocionais, criar e seguir novas rotinas, conviver com más notícias e muita insegurança… e, quem está trabalhando em casa com a família, ainda tem de equilibrar um bom astral para não piorar o clima.
Se você é um líder, soma-se a responsabilidade de manter a equipe unida e produzindo, reconhecendo as dificuldades das pessoas, já que cada um está reagindo à sua maneira. Há os que estão até mais produtivos em home office, há os que estão sofrendo profundamente com ansiedade. Cada um com suas razões e circunstâncias.

A gente pensa no quanto essa situação está exigindo de nós e de nossas equipes. Exigindo muito mais de competências que muitos nunca tiveram a oportunidade de desenvolver, muito menos para ajudar aos outros. Autodisciplina, Resiliência, Colaboração, Comunicação…

Mas a competência fundamental e que vai ajudar em todas as situações é a Inteligência Emocional. Antes de tudo, temos de confiar na nossa capacidade de adaptação e solução de problemas. Valorizando a nossa percepção e entendimento das pessoas e situações.

Inteligência emocional das equipes em Home Office

A Inteligência Emocional e o autoconhecimento

Liderar uma equipe em uma crise é como seguir as instruções de emergência dos aviões – você põe a máscara em você mesmo antes de ajudar a criança – e a sua responsabilidade começa em se manter bem para poder ajudar os outros. 

Assim, também, é o desenvolvimento da Inteligência Emocional. Com o autoconhecimento que vem antes do entendimento dos outros.

Então, é por aí que devemos começar. Pelo autoconhecimento, o pilar mais importante da Inteligência Emocional.

Reconhecer como as nossas emoções nos afetam nos ajudará a controlá-las para pensar com mais serenidade. 

Identificar como os nossos vieses e preferências influenciam nosso discernimento nos ajudará a decidir com clareza.

Entender as nossas falibilidades e preconceitos nos fará valorizar mais os outros e vê-los com mais empatia.

Dominar esses mecanismos vai ajudar em uma comunicação muito mais empática e assertiva.

E se eu te disser que você e sua equipe podem percorrer esses passos juntos já?

Análise comportamental e o DNA Persona

Os testes comportamentais são ferramentas de avaliação incríveis. Descrevendo muito precisa e assertivamente nossas preferências. Mas, na prática, os testes têm pouco valor em processos de autoconhecimento. Isso porque não foram feitos para quem fez o teste mas, sim, para quem está avaliando. 

MyDNA é o único teste pensado para que todos entendam. Bem diferente daqueles relatórios que vão parar esquecidos em uma gaveta.

O DNA Persona tem uma proposta diferente, baseada na crença que as pessoas são inteligentes, bem intencionadas e capazes de evoluir. 

São inteligentes e curiosas para aprenderem coisas novas de maneiras novas.

São bem intencionadas e dispostas a colaborar para o bem de todos.

São capazes de evoluir significativamente se o ambiente estimular de maneira positiva.

Para isso, a gente pode ajudar muito dando um empurrão na direção certa – com o autoconhecimento e o entendimento do outro.

O DNA Persona usa uma linguagem muito acessível. Assim, muito mais do que facilitar o entendimento, ele dá às equipes um novo vocabulário e condições para conversar de forma clara sobre muitas questões.

Isso é meio caminho andado para soluções colaborativas, rotinas mais eficientes e melhores resultados. Além, é claro, de uma sensível diminuição do stress.

Faça um com sua equipe

Se você é um gestor de RH ou líder de equipe,
DNA Persona vai te dar 5 testes MyDNA
para um assessment com sua equipe. 

De forma muito fácil, você vai proporcionar um processo que vai mudar vidas em um momento em que todos precisam de alguma ajuda.

COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Seja o líder dessa grande mudança na sua empresa.